- Denise e as Palavras
- Posts
- 02. Terminando livros (e pensando em projetos)
02. Terminando livros (e pensando em projetos)
sobre finalizar de novo e começar de novo

Eu terminei mais um livro! Dia 10 de maio foi o dia em que eu coloquei um ponto final no meu décimo segundo romance. E esse foi em tempo recorde, porque tive a ideia em Outubro do ano passado, comecei a escrever em Novembro, durante o Nanowrimo, e em Maio estava terminando. Um surto, né? Pois hoje eu falarei sobre surtos.
Escrever se tornou uma segunda parte de mim quando eu conheci as fanfics. Acho que a minha primeira história, em toda a minha existência, foi uma fanfic de Piratas do Caribe. Era pavorosa, em questão de narrativa. Mas, com ela, eu percebi que gostava de contar histórias.
E isso é surpreendente, considerando o quanto eu era péssima em produção de texto na escola. Sempre tirei nota na média e nunca me dei bem com a pressão de escrever (ainda mais aqueles gêneros desesperadoramente difíceis, tipo dissertação - meu maior inimigo). Mas, com as fanfics, eu percebi que gostava de criar. E, com os anos que se passaram desde então (eu comecei a fanficar com 11, vamos deixar as contas por baixo, mas faz tempo) muita coisa aconteceu. Muito estudo, principalmente.
Porque escrever é trabalhoso, e exige entender o que você está fazendo. Queria muito dizer que é só sentar e escrever, mas tá bem longe disso. Para escrever, a gente estuda. Para aperfeiçoar a escrita, a gente estuda mais. Para continuar escrevendo, a gente continua estudando.
O livro que eu terminei essa semana, que estou apelidando carinhosamente de “Bewitched” (apesar de já ter um título oficial) foi fruto de muita técnica. E eu tô muito feliz por ter conseguido cumprir meus prazos, seguir o roteiro e finalizar o livro dentro do período que tinha estipulado pra escrever ele.
Escrever é muito gostoso, mas também é um baita trabalho. Contar uma história é difícil. Já diria o meu bardo multidimensional favorito: “o propósito de um contador de histórias não é te dizer como pensar, mas te dar as questões para pensar a respeito.”. E para construir essas questões, para lapidar um começo, meio e fim, vai neurônio.

Minha parte favorita da escrita é pensar em como a história vai acontecer. É o momento de deixar a sua mente ir longe, criar todo tipo de possibilidade, viajar pro impossível e além, porque é o momento da criação. Na criação, você pode tudo. Quando a história precisa fazer sentido, no entanto, o tudo precisa ser uma coisa só.
Escolhi essa newsletter pra comentar um pouco disso sem seguir nenhum roteiro, só o fluxo dos meus pensamentos. Por isso, me desculpe se nada fizer sentido. Eu tô me sentindo energizada porque terminei de escrever e já tô pensando no próximo projeto.
A vida de escritor é isso: finalizar de novo e começar mais uma vez. Cria história, termina história.
O que temos pela frente?
Muita coisa. O problema é justamente saber para onde seguir, porque todos os projetos engavetados que estão esperando pela escrita são muito queridinhos.
O próximo vem aí, aliás, foi escolhido pela minha amiga pessoal e best-seller Adrielli Almeida. Escolher onde começar de novo é complicado, e ela me deu um ultimato em relação a uma história que eu prometi escrever. Por isso, essa vai ser a próxima história que vou escrever!
Ainda não vou falar sobre plot ou personagens, mas esse é o livro que eu chamo de Indiana Jones BR (com sáficas) porque é exatamente isso. Ele já está pronto e estruturado, com roteiro do esqueleto da trama preparado. Os próximos passos são: a pesquisa, e fazer os roteiros dos capítulos.
Esse livro vai exigir um pouco mais de mim em relação aos dois últimos que eu escrevi porque ele envolve História. E eu, que me formei em História, fico um pouco paranoica quando vou escrever esse tipo de ficção. Porque é minha paixão, e exige muita pesquisa.
É claro que, assim como todas as tramas que envolvem caça a um tesouro antigo, vou tomar liberdades criativas pra desenvolver a trama. E pretendo colocar um pouquinho de paranormal nela também, porque gosto quando a ficção histórica se mistura com a fantasia. Mas ainda preciso pesquisar muita coisa (até porque o livro não vai se passar nos dias atuais), então bora colocar esse trem nos trilhos!
Fiquem com um aesthetic (e um dreamcast) do que vai ser a vibe desse livro, e em breve trago atualizações sobre pesquisa!


Spoiler de Vigilantes e o Multiverso do Caos e o que esperar do lançamento
Já que estamos oficialmente na semana de lançamento do livro das ajudantes (screaming crying), vou liberar um spoiler pra vocês! Antes, no entanto, eu só queria comentar o que vocês podem esperar desse lançamento:
Vai estar em preço promocional durante o primeiro fim de semana;
Só vai entrar no K.U. no fim de Junho;
Vai ter brinde! (marcador autografado e card);
Também vai ter sorteio de um kit mega especial pra quem comprar o livro no primeiro fim de semana!
(Tudo isso vai ser organizado através de um formulário que eu vou liberar no dia do lançamento, não se preocupem)
Agora, sem mais delongas, um pedacinho da capa (um pedacinho mesmo porque a revelação vai acontecer no dia do lançamento, aguentem só mais um pouquinho!).

Recomendações da semana
Eu sou um jegue e esqueci de recomendar uma série na última newsletter! Então agora vai:
UM LIVRO: já falei dele horrores nas minhas redes sociais, mas vale falar aqui também. Coração Morto é uma história perfeita para quem gosta de personagens de moral cinza, realismo mágico e aquele toque de Nona Casa ft. Gótico Mexicano. O livro entrou no K.U. esses dias, então aproveita pra baixar e ler!
UM JOGO: estou jogando o remake de Resident Evil 4 e preciso dizer que tá um pitelzinho de jogo. Diferente do desastre astronômico que foi o remake do terceiro jogo (RIP todo o potencial do Nêmesis), esse aqui tá impecável. Gráficos fenomenais. Leon Kennedy um grande gostoso. Jogabilidade perfeita. Etc.
UMA SÉRIE: Dragon Age: Absolution. Se você gosta de: fantasia medieval + found family + personagens queer para todos os lados + uma animação bem feita com ótimas cenas de ação = vai lá na Netflix e procura por essa belezura.
Dia 20/05 é o lançamento oficial de Vigilantes e o Multiverso do Caos, e vocês vão receber uma newsletter temática sobre o livro (com uma surpresa especial no final!)
Nos vemos no sábado! AAAAAAAAAAAAAA
Beijos,
Denise Flaibam.