- Denise e as Palavras
- Posts
- 10. sobre um lançamento e um surto
10. sobre um lançamento e um surto
escrevi um conto e vou escrever outro

Essa newsletter contém informações sobre dois contos: um que eu lancei, e outro que vou escrever. Pro primeiro, eu escrevi uma personagem que cansou de morrer em um videogame. Pro segundo, eu fui convidada pra um projeto que faria a Denise de 2011 sair gritando pela casa de tanta alegria.
No texto de hoje, vou falar um pouco sobre:
A criação do conto que foi lançado
Avaliação premiada (sim, tem muito brinde!)
O projeto do surto
Indicações!
Começando pelo começo: o conto que chegou ao mundo ontem já apareceu por aqui em outros textos. E agora finalmente está entre nós! O lançamento de O Destino de Tilda está acontecendo pela Magh, que é minha agência, e você já pode comprar o e-book lá na Amazon!
Sobre a criação desse conto
Primeiro quero começar dando um berro de agradecimento a Victor Maristane, que ficou responsável pela arte da capa. E QUE ARTE! Tirou a Tilda e a Sol do conto e deu vida a elas. Eu tô em surto completo, apaixonada demais por cada detalhe.

O conto, aliás, surgiu do mais absoluto nada. Eu tinha uma reunião com a minha agente em alguns dias, e tinha todo um cronograma de livros e histórias que queria escrever. Eis que, enquanto eu re-jogava Dark Souls 3 com um amigo (fugindo do cativeiro de Overwatch 2, pra dar uma variada), fiz uma besteira que matou a minha personagem do jeito mais imbecil possível. Para fins de ilustração, eis um clipe.
E, na minha cabeça, ecoou o pensamento “se ela pudesse falar, estaria p da vida comigo!”
E vocês sabem que cabeça de escritor é oficina do diabo. Pois muito que bem, no dia seguinte eu tinha uma ideia, no dia depois desse essa ideia foi apresentada pra minha agente, que disse “bora escrever esse?” e umas duas semanas depois, ele estava pronto.
O Destino de Tilda é uma homenagem ao meu amor por Souslike (e por jogos e RPG de mesa, no geral). Acompanha essa guerreira que tomou consciência de que é a personagem em um videogame, e está de saco cheio de morrer porque quem a controla é incompetente. Por isso, ela resolveu tomar as rédeas da situação, e vai fazer o próprio destino.
Para quem não sabe, Souslike é o nome que se dá a um subgênero de jogo que nasceu na franquia Souls, da Fromsoftware. Demon’s Souls, Dark Souls, Bloodborne, até mesmo Elden Ring. Se você ouviu falar de algum desses, ouviu falar do estilo.
Souslike tem como características o combate estratégico, uma dificuldade muito maior, os inimigos voltam à vida quando você “descansa” em algum lugar para recuperar sua vida, etc. Tem toda uma grande explicação, mas para facilitar a vida de todo mundo, esse é um resumo.
O universo onde a Tilda “vive” é baseado nos meus jogos favoritos desse subgênero. O céu é vermelho, tem monstros sanguinários por tudo que é lugar, e ela só pode descansar e se recuperar em “brasas pálidas” e igrejas. Ah, e o grande inimigo da história é uma homenagem a um dos inimigos que mais me tirou a paciência enquanto eu jogava Elden Ring.
Um beijo, Malekith, seu canalha.
Brindes e mais brindes!
Escrever Tilda foi uma diversão só. Pra esse lançamento, tem muitos brindes! E como você consegue eles? É só avaliar o conto e preencher esse formulário aqui!
Os brindes são LIMITADOS. Ou seja: quando acabar, acabou pra sempre. Mas o conto é curtinho, então dá tempo de ler e avaliar pra garantir seus brindes!
Mas, afinal, quais são os brindes?

Lendo e avaliando O Destino de Tilda, você recebe em casa:
Um card A6 do casal Tilda e Sol (com arte de howlsjk)
Adesivo com a mesma arte
Um conjunto de 4 cartas colecionáveis das personagens (com artes de miliflaiart)
Eu tô muito animada com esse lançamento, com os brindes, com as artes, com tudo! Espero que vocês se divirtam demais com a Tilda e o grupinho de aventureiros dela, que se apaixonem pela Sol (como eu me apaixonei escrevendo!) e que amem essa jornada!
Lembrando que pra garantir os brindes, você precisa preencher esse formulário aqui!
O surto
EU VOU ESCREVER UM CONTO PARA O JOVEM NERD!

A Editora Jambô e o Jovem Nerd me convidaram (junto com mais um time absurdamente talentoso e fenomenal de escritores) pra participar da antologia de contos As Aventuras de Feldon e Alma, do universo de Ghanor.

Vou fazer uma newsletter toda sobre isso pra próxima semana, mas, por enquanto, fica aqui esse surto que estava guardado a sete chaves e finalmente veio ao mundo.
O meu conto é uma das metas estendidas da fase 2 do projeto. Quando eu escrevi essa newsletter, ainda tinha que desbloquear a meta arrecadando R$ 5.520.000,00, mas já bateu! Então agora bora pra próxima meta porque tem muita coisa legal pra serem desbloqueada nessa nova fase. O projeto todo é um primor de dedicação e amor a esse universo.

Para quem não conhece, Tesouros de Ghanor é um financiamento coletivo que busca expandir o universo de Ghanor - que nasceu lá nos NerdcastRPG de 2011, foi ganhando mais histórias com os livros do Leonel Caldela, e hoje tem até livro de regras de RPG dentro do sistema de Tormenta20.
Eu acompanho o trabalho do Jovem Nerd desde o primeiro gameplay de Skyrim, os episódios do Nerdcast desde a presença do paladino, então estar nesse projeto é um sonho realizado que eu nem sabia que podia existir. A Denise de 2011 não acreditaria - a de 2023 tá custando acreditar. Mas é isso, gente! Eu vou escrever um conto pra antologia da Alma e do Feldon, e tô muito animada pra tudo!
Então passa lá em ghanor.com.br e escolhe a sua recompensa pra garantir não apenas a antologia, mas todas as histórias incríveis que estão sendo criadas para os Tesouros de Ghanor.
E me aguarde que na próxima newsletter vou explicar direitinho sobre o financiamento e sobre os personagens e como tá sendo essa experiência sendo fã do Jovem Nerd desde 2011!
Aliás, se você ainda não conhece e quer ir conhecendo as histórias, todos os episódios estão aqui pra ouvir!
O que vem pela frente
Projetos pros quais eu tô muito animada! Além do conto para a antologia (que foi desbloqueado porque BATEMOS A META!), Baldur’s Gate 3 me sugou a vida durante um mês inteiro, mas era o que eu precisava pra dar uma espairecida. Agora, vou voltar a escrever o Livro de RPG porque é um projetinho pro qual eu tô 100% hypada.
E tem NaNoWriMo vindo aí, né? Se tudo der certo, eu e Bianca vamos enfiar As Bruxas de Lugar Nenhum 2 nele! E aí vai ter muita newsletter falando sobre escrita e prazos dentro desse mês louco.
Taylor Swift e NaNoWriMo em Novembro. Como não perder todos os parafusos da cabeça?
Indicando coisas
PARA LER: Aproveitando o clima sinistro de mês do terror, vou indicar um dos meus livros de horror favoritos! Gótico Mexicano tem uma atmosfera maravilhosa mesclando medo do desconhecido e desespero porque tem alguma coisa muito errada com o lugar onde a história está acontecendo. Ah, e se você gosta de horror com fungos, esse aqui é pra você!
PARA ASSISTIR: Fale Comigo foi uma experiência cinematográfica como nenhuma outra. Eu nunca mais quero assistir esse filme, e indico pra todo mundo que queira ficar mordendo os dedos de tanto nervosismo e pavor e horror e desespero.
PARA JOGAR: Finalizando a newsletter de Tilda com indicação de um Souslike, por que não? Bloodborne é o mais “terrorzão” dos jogos da From porque tem inspiração em horror cósmico, com direito a monstros que sairiam dos pesadelos do Lovecraft. Bom demais, meu (segundo) favorito da franquia.
Nos vemos na próxima newsletter.
Um beijo e até a próxima!