- Denise e as Palavras
- Posts
- 13. começando o ano e começando projetos
13. começando o ano e começando projetos
e uma dica de exercício criativo

Eu demorei com a primeira newsletter do ano porque queria ser profissional e esperar a reunião com a minha agente pra falar sobre 2024. Agora que já fizemos isso, resolvi comentar um pouquinho sobre o que vem aí (sem grandes spoilers, claro) e também começar uma série nova nessa newsletter: dicas de exercício de escrita!
Essa newsletter terá:
Comentários sobre o que eu pretendo escrever
Como foi esse começo de ano (retomando a rotina, leituras, séries, etc)
Um exercício de escrita criativa pra testar (eu testei e adorei!)
2024 começou com o planejamento. A reunião com a minha agente serviu para me dar um norte do que fazer no decorrer do ano, e também para planejar as novidades que vão chegar nos próximos meses.
Como eu não posso falar abertamente de tudo, já que seria spoiler, eu resolvi comentar sobre as minhas expectativas em cima do que vem aí, sem realmente comentar o que vem aí.
A primeira coisa é o que eu estou escrevendo agora. Era uma novela e se transformou num romance curto e tem sido muito divertido explorar um pouco mais dessa história que surgiu do mais absoluto nada no ano passado.
É um romance sáfico e fantasia urbana. Pra narrativa dele, eu estou intercalando entre as duas personagens principais. O ponto de vista de uma delas, a Anastácia, é mais voltado para a escrita lírica. Combina com a personagem, e tem funcionado para me ajudar a descrever como ela observa o mundo e tudo ao seu redor. O outro ponto de vista, da Diana, é mais centrado e bem humorado.
Eu tenho que escrever uma personagem sarcástica em toda história. Está na lei.
Tem sido um projeto bem divertido, e a previsão é que eu entregue ele nas mãos da Karoline antes do fim de fevereiro. Quando vocês vão ler? Não tenho a menor ideia. Mas vai vir aí eventualmente, assim como o livro da Samanta!
No fim do ano passado, eu escrevi o conto de Ghanor. Lembram daquele projeto que realizou o sonho da Denise adolescente, fã do Jovem Nerd? Pois então. Não posso falar nada a respeito dele, mas me diverti tanto criando aquela história e mal posso esperar pra todo mundo que apoiou o projeto lê-la!
Assim que eu terminar essa novela que virou romance, a ideia é voltar para um lugar familiar. Eu estou com esse projeto em mente faz um tempo, e agora finalmente vai acontecer. Vocês já conhecem e eu já dei algumas dicas do que está vindo. Se tudo der certo, esse segundo projeto vai estar em suas mãos (sim, nas suas!) entre maio e junho.

Junto com ele, temos a escrita de As Bruxas de Lugar Nenhum 2. Eu e a Bianca já fizemos nossas reuniões para roteirizar o livro, e ele está esquematizado para ser escrito (já tem, inclusive, seus cinco ou seis capítulos prontos). Nossa previsão é de deixar o segundo e último volume das bruxinhas pronto ainda esse semestre. Mas eu vou comentando com vocês conforme formos avançando na escrita!
Sabemos o quanto todo mundo está na ansiedade pra ler o desfecho da história das meninas, e estamos bem animadas com o que preparamos pra ele!
Depois disso, vou manter o suspense. Mas saibam que tem mais coisas vindo aí.
Como foi esse começo de ano!
Eu tirei o finzinho de 2023 e as primeiras semanas de 2024 pra dar uma relaxada. Depois de terminar o conto de Ghanor, e depois do ano doido que foi 2023, não olhei pra um documento do Word pra dar uma sossegada na cabeça. E fez muito bem, porque eu voltei pra escrita com vontade de escrever!
Também voltei a ler! O que tinha se tornado um problema nos últimos meses do ano passado, porque não estava conseguindo me concentrar em livro nenhum. Não sei se foi por ter tanta coisa rolando ao mesmo tempo ou se foi simplesmente meu cérebro desistindo e me obrigando a parar, mas funcionou. Já li oito livros nesse mês, indo para o nono.
E de bônus consegui voltar a assistir coisas. Minha atenção continua uma bagunça, mas eu estou me disciplinando com o foco. Então as séries têm voltado a funcionar! Resolvi maratonar um dos meus xodós, que é Hannibal, e o amor pela história ajuda muito a manter a concentração na televisão.
De pouco em pouco a gente coloca a vida nos eixos, né mesmo?
Um exercício de escrita
Eu resolvi parar de deixar a síndrome de impostor me guiar. Aceitei que entendo muito de escrita criativa, e quero compartilhar o que puder com vocês, porque é pra isso que serve essa newsletter (além dos surtos)!
Participei de uma palestra sobre escrita e mercado editorial recentemente e foi bom demais conversar sobre livros e a construção dos livros com pessoas que estão estudando para profissionalizar a sua escrita (porque, no fim das contas, é o que a gente mais precisa: encarar a escrita como um trabalho.).

Eu gosto bastante de procurar por exercícios de escrita criativa para treinar, porque além de estudo, escrever também exige prática. A criatividade não pode ficar parada, e você também não.
O exercício que eu trouxe pra cá é baseado em um que o Brandon Sanderson propôs lá no TikTok dele (eu, inclusive, tô trabalhando na escrita desse exercício, e trago o resultado dele pra cá na próxima newsletter!). Não vou citar qual o exercício original porque vou deixar a citação e o exercício pro texto que vem daqui 15 dias. Fica aí o mistério! (mas vai lá no TikTok dele porque o Brandon tá falando sobre escrita o tempo todo, e ajuda demais).
Você vai escrever três cenas curtas.
A primeira delas descreve o seu protagonista.
A segunda delas descreve o seu protagonista pelos olhos do interesse amoroso.
A terceira descreve o protagonista pelos olhos do antagonista.
Esse tipo de exercício ajuda a trabalhar a questão dos detalhes que enriquecem uma narrativa. Em qual voz narrativa e tempo verbal fazer, você decide. Mas quais as cores da roupa do seu protagonista? Quais características seriam mais importantes sobre ele para ele descrever? E o que a pessoa que o ama acharia dele (ou dela, ou delu)? Como ela veria essas características? O mais interesse, pra mim, é a visão do antagonista, porque a gente trabalha não apenas a descrição mas também o sentimento de desagrado, de repulsa, talvez até de admiração furiosa (quando você gosta muito de uma coisa, mas a detesta igualmente).
Promoção de e-book
Hoje é o último dia da promoção de Vigilantes e o Multiverso do Caos por R$ 1,99!
Mais barato do que tudo que você vai encontrar em qualquer loja do mundo, mais barato até mesmo que uma BALA de hortelã. Pra fechar o mês e comemorar esse começo de ano, bora?

Lembrando que, nessa história, você encontra:
Romance sáfico (entre inimigas)
Protagonismo das ajudantes (uma trabalha pra uma vilã, a outra trabalha pra maior super-heroína do mundo)
Super-heróis e vilões brasileiros
Humor pastelão
O governo quer privatizar os heróis
Tem uma espada falante!
Compre aqui e aproveite pra se divertir muito com a Odete e a Helena.
Indicando coisas
PARA LER: Eu terminei recentemente a leitura de um nacional muito maravilhoso, então vou indicar dois livros aqui, porque é uma série em andamento! Maré de Mentiras e Filha do Mar são excelentes histórias de fantasia. Essa série tem muita política, personagens bem desenvolvidos e um ritmo fabuloso. E ambos os livros (e os spin-offs) estão no Kindle Unlimited!
PARA ASSISTIR: Já que eu falei dele, fica aqui a indicação da série Hannibal! São três temporadas (infelizmente) de um primor audiovisual e narrativo. A série tá completinha lá no Prime Video!
PARA JOGAR: Eu comecei o terceiro capítulo da série The Dark Pictures, intitulado House of Ashes, e tô gostando bastante. Pra quem não conhece, esse jogo em formato de antologia é de escolha, e conta uma história em que você controla o que acontece através das escolhas que faz para os personagens. Dá pra matar todo mundo tomando péssimas decisões, então é um jogo de karma.
Nos vemos na próxima newsletter que vai ter, com sorte, atualizações de escrita e o resultado daquele exercício que o Brandon Sanderson propôs!
Beijos!